Onix Plus Premier é, hoje, o melhor sedã compacto

Avaliamos a versão topo de linha do modelo da Chevrolet, que assumiu a liderança de seu segmento logo que foi lançado

Hoje vamos falar sobre as sensações ao volante do Chevrolet Onix Plus Premier e te provar porque ele é o melhor sedã compacto à venda no Brasil. Testamos a versão topo de linha, que tem etiqueta de R$ 80.790 – mas pode chegar a R$ 85.490 se equipada com pintura metálica e o único pacote opcional, que adiciona à lista de equipamentos o assistente de estacionamento e o alerta de ponto cego.

O carro que avaliamos é justamente da configuração completaça. Motor turbo extremamente eficiente e super econômico, um pacote de equipamentos bastante recheado, itens de conforto e conectividade que só eram vistos em automóveis de luxo e as cincos estrelas de segurança nos testes do Latin NCAP são seus maiores destaques. Acompanhe.

Por que comprar um Onix Plus Premier?

Vamos começar pela proposta. Ele custa R$ 85.490, valor que, de fato, não é barato se visto de maneira isolada. Mas que fica atraente quando o comparamos com o do rival Volkswagen Virtus, outro bom carro da categoria, que atualmente cobra mais de R$ 96 mil pela versão equivalente – a Comfortline 200 TSI, que também é equipada com motor 1.0 turbo.

Equipamentos? Compare lista com lista com os concorrentes e chegue à conclusão que o modelo da Chevrolet é mais equipado que todos. Entre os destaques, precisamos falar da central multimídia MyLink de última geração; do sistema de concierge OnStar, ativado por um botão no retrovisor; pela oferta de internet wi-fi a bordo e por mimos como o alerta de ponto cego, carregador de celular por indução e sistema de estacionamento automático.

Espaço interno razoável

Ah, mas tem sedã compacto dessa categoria que é mais espaçoso que o Onix Plus. Esse é um bom argumento, porque é verdade. O Nissan Versa, que agora se chama V-Drive, e o próprio Volkswagen Virtus são maiores, mais espaçosos e têm mais porta-malas que o do Onix Plus Premier – e se isso for critério decisivo para sua compra, vale dar uma consultada nos rivais.

Agora, isso tudo também não significa que o carro da GM seja apertado. O espaço interno evoluiu muito se comparado ao antigo Prisma: são 19,4 cm a mais de comprimento e 7,2 cm adicionais de entre-eixos, o que se traduz em ótima área para as pernas de quem vai atrás – mesmo com o banco do motorista posicionado para alguém de 1,80 m. O vão para a cabeça também agrada, assim como o porta-malas de 469 litros.

Pé embaixo…

Hora de acelerar. Entro no carro e a primeira coisa que faço é curtir a posição de dirigir, mais baixa e perto do assoalho, portanto mais divertida. O volante também me agrada: tem boa empunhadura, base achatadinha e aquele diâmetro menor que um convencional. Me conecto à rede wi-fi e ainda coloco o celular para recarregar sem fio. Parece que estamos em um carro do segmento de entrada?

Hora de dar a partida, que no Onix Plus Premier é por botão. As primeiras arrancadas impressionam por conta do bom torque – são 116 cv de potência e 16,8 kgf.m com etanol. Não é um desempenho poderoso como o do Virtus 1.0 TSI, que tem 20,4 kgf.m e pegada mais esportiva, mas é suficiente para rodar na cidade e na estrada. Segundo a Chevrolet, com etanol, ele faz  0 a 100 km/h em 9,6 segundos.

Em curvas, o Onix também demonstra bom comportamento, mesmo com o entre-eixos relativamente comprido (2,60 m). Super “na mão”, ele responde bem aos comandos e oferece até certa diversão.

O câmbio automático de seis marchas tem trocas rápidas e suaves que “entendem” rapidamente as decisões do motorista, mas somente pelo comportamento do pé por meio de kickdowns, já que não oferece borboletas para trocas manuais – até existe um botão na parte lateral da manopla para fazê-las, mas é tão confuso que é melhor seguir com as trocas convencionais.

Consumo excelente

Meu pé não é leve. Mesmo assim conquistei a excelente média de 14 km/litro com etanol no tanque ao rodar predominantemente em estrada, embora o percurso tenha incluído alguns trechos de cidade. Na prática, o carro é um verdadeiro monstro do consumo.

Os pneus do carro, embora não sejam feitos para melhorar a economia de combustível, certamente contribuíram para aferição tão significativa – o Onix Plus Premier usa as medidas 195/55 R16.

O peso de 1.117 kg com certeza foi outro fator decisivo. Segundo a GM, comparada à geração anterior, a estrutura usa 17% a mais de aços de alta resistência e, mesmo assim, teve redução de peso – 6 kg na suspensão e 15 kg no motor.

Conclusão: o Onix Plus Premier, mesmo quase R$ 7 mil mais caro hoje se comparado ao preço de sua época de lançamento, em novembro de 2019, ainda é a melhor opção para quem busca um sedã compacto. É bonito, moderno, conectado, seguro, econômico e divertido. Quer mais o quê?

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