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Dicas


Amortecedores - Cuidados na hora de trocar
Além de não ser recomendado, o recondicionamento de amortecedores prejudicar seriamente o desempenho e segurança de um veículo 4x4.

A velha máxima "o barato sai caro" pode ser muito bem usada quando o assunto é troca de amortecedores. Muitas vezes, para se economizar na troca das peças, o proprietário de um 4x4 acaba optando por modelos recondicionados. Neste caso, muito além do prejuízo financeiro, o veículo poderá apresentar significativas perdas de dirigibilidade e segurança.

Na engenharia de amortecedores o conceito de recondicionamento não existe, o custo de um recondicionamento, seguindo as especificações necessárias de montagem, não compensaria o processo de reforma, fator que acaba tornando tão comum as falsificações do acessório.

Segundo pesquisa encomendada pela fabricante de amortecedores Monroe, em 80% das recuperações de peças são realizadas apenas novas pinturas. Em outras 15% a "recuperação" consiste na adição de óleo de alta viscosidade, através de furos abertos nos amortecedores. Nos 5% restantes, o amortecedor é aberto para troca de componentes internos, com o objetivo de deixar a suspensão mais dura.

"Para descobrir se o veículo possui amortecedores falsificados o consumidor deve ficar atento a dois aspectos: dirigibilidade e aparência da peça", os veículos com amortecedores falsificados geralmente apresentam o efeito conhecido como dive (mergulho, em inglês), quando o veículo oscila além do normal no caso de aceleradas e freadas bruscas.

O segundo fator é a aparência dos amortecedores. Para se identificar esses verdadeiros "micos" do mercado de peças, o consumidor deve se atentar para detalhes grosseiros na pintura das peças. Geralmente, os amortecedores falsificados possuem pintura áspera e sem brilho. Outros detalhes são respingos incomuns de soldas e selos de fabricação com datas muito antigas.

O uso de amortecedores falsificados pode ser ainda mais prejudicial para o desempenho e segurança do veículo na terra. "Geralmente o veículo pula em demasia em solos irregulares e não consegue fazer curvas numa certa velocidade", no caso de amortecedores off road, a falsificação é mais rara pois o acessório trabalha com um sistema de regulagem que a criatividade do mercado de falsificações (ainda) não conseguiu dominar.





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