Telefones:
(11) 2737-9059
(11) 9 - 4988-8888 Vivo / (11) 9 - 9179-7171 Claro

Notícias


FROTISTA VW - Volkswagen confirma fim da Kombi com "última edição" - 15/08/2013 16:15:58

Eugênio Augusto Brito
André Deliberato
Do UOL, em São Paulo (SP) 14/08/201312h49 > Atualizada 14/08/201321h11

O fim já era esperado, anunciado, mas ainda assim negado oficialmente. Nesta quarta-feira (14), porém, um dia após anunciar a chegada do novo Golf ao Brasil com festa VIP na cidade de São Paulo (SP), a Volkswagen divulga um tipo de "admissão" do que já se sabia: a Kombi vai se aposentar ao final deste ano.

O término das atividades vem, claro, à moda do mundo automotivo com uma série especial chamada Last Edition, que chega às lojas ainda em agosto por R$ 85 mil -- preço próximo ao do sedã Jetta 2.0 TSI (com motor turbo de 200 cavalos) e bem acima do que se espera como patamar inicial do novo Golf. "Oferecida a partir deste mês, série marcará o encerramento da produção da Kombi no Brasil", confirma a Volkswagen.
De fato, segundo informações obtidas por UOL Carros, a Kombi deixa de ser produzida em dezembro deste ano, pois a partir de 2014 somente modelos equipados com freios ABS e airbag duplo poderão sair das linhas de montagem brasileiras. A Volkswagen até conseguiu instalar airbags na van, mas não foi capaz de fazer o mesmo com o sistema antitravamento dos freios (antiquada demais, a mecânica do modelo sequer possui servofreio).

Há estudos sobre possíveis substitutos (fala-se nos atuais Transporter, Eurovan etc), mas ainda não há informações sobre qual será o escolhido -- nem se ele será feito aqui ou importado.

Atualmente, a Kombi convencional é vendida nas configurações Furgão (R$ 44.918), Standard (R$ 48.429) e Lotação (de passageiros, e na qual se baseia a série Last Editon, a R$ 52.211).

Com tais preços, a Kombi se mantém como utilitário mais vendido do país (mais de 10 mil exemplares emplacados desde janeiro, ou o dobro do segundo colocado, Fiat Ducato). Com custo de produção abatido há décadas, demanda zero de investimento em tecnologia de segurança e conforto, uma inegável herança cultural e, por fim, este histórico de vendas explicam a dificuldade da marca alemã em achar um substituto para o modelo, mantendo um veículo dos anos 1950 em linha por tanto tempo.
MODERNIZAÇÃO
O fato é que um anúncio de nove dias atrás apontava mudanças na estrutura fabril da principal unidade da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), e dava pistas da aposentadoria da "velha senhora" -- é da fábrica do ABC que a Kombi ainda ganha as ruas do país. Em 5 de agosto, a marca alemã havia anunciado investimento em "novos equipamentos para realização de testes nos veículos em produção, na etapa de montagem final da fábrica Anchieta".

O valor pode até ser considerado baixo -- R$ 10 milhões -- mas seu uso na melhoria da montagem mostra a necessidade de se fazer modelos que requerem um grau de precisão desnecessário até então. O mesmo comunicado deixava claro que "os novos equipamentos deixarão ainda mais preciso e robusto o processo de aferição de geometria de suspensão, alinhadores de farol, cabines para simulação de rodagem e sistemas de testes elétrico e eletrônico", indicando ainda um upgrade nos centros de testes de freios com tecnologia ABS (antitravamento), de motor e de câmbio.
ÚLTIMA EDIÇÃO
Serão 600 unidades da Kombi Last Edition com pintura especial "saia e blusa" (teto em branco com o restante da carroceria em azul), rodas aro 14 e calotas pintadas de branco, assentos com revestimento em vinil nas mesmas cores do exterior, bordados exclusivos e o que a Volkswagen aponta como equipamentos exclusivos: numeração no painel, rádio com entrada para cartão de memória e conexões USB/MP3 e Bluetooth (destoando de todo o visual clássico da edição), novo grafismo no painel de instrumentos, certificado de autenticidade e adesivo especial marcando os 56 anos de produção no Brasil (lançada na Alemanha em 1950, a Kombi é feita por aqui desde 2 de setembro de 1957).
A motorização segue a mesma desde a última adequação, em 2005: o 1.4 flex da família EA-111 gera 78/80 cavalos a 4.800 rpm com torque máximo de 12,5/12,7 kgfm aos 3.500 giros (gasolina/etanol); no comando de tudo, câmbio é manual de quatro marchas.

Fonte: UOL CARROS
Link: http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/14/volkswagen-confirma-fim-da-kombi-com-ultima-edicao.htm

LUIS GARNES
PORTAL FROTISTA PONTO COM BR SITE






+ Noticias - Ver todas
23/09/2013 14:33:10
PORTAL FROTISTA - Nem preço impede VW de dobrar oferta da Kombi Last Edition

10/09/2013 10:01:46
PORTAL FROTISTA - NOTICIA - COROLLA RECEBE NOTA MAXIMA

09/09/2013 11:40:08
PORTAL FROTISTA - NOVIDADES

06/09/2013 14:04:12
PORTAL FROTISTA - INFORMATIVO - AUTOANALISE

06/09/2013 11:21:59
PORTAL FROTISTA - NOTICIA - IX35 NO BRASIL

24/08/2013 22:58:55
CHEVROLET ANUNCIA A CONTINUIDADE DE PRODUÇÃO DO CLASSIC

23/08/2013 23:58:48
KIA - LANÇAMENTO NOVO SOUL

23/08/2013 12:09:51
PORTAL FROTISTA - PUBLICAÇÃO AUTOANALISE

14/08/2013 11:25:34
Novo Golf está entre nós...

13/08/2013 09:25:40
PORTAL FROTISTA - NOVO GOLF TEM SITE DEDICADO PARA O LANÇAMENTO