Elétricos, Híbridos e Veículos 7 e 8 Lugares

Aqui você preenche o formulário com seus dados e informações sobre sua frota para que o possamos realizar uma cotação online.

Cotação

//

O que é um carro híbrido?

Um veículo híbrido recebe esse nome por ser alimentado através de duas fontes diferentes, ou seja, o motor à combustão e o motor elétrico.

O conjunto mecânico de um carro híbrido varia de acordo com cada montadora e cada modelo, já que elas definem o desenvolvimento específico do powertrain, com tecnologias diferentes ou utilizadas de formas distintas. 

Um automóvel híbrido “comum” utiliza o motor à combustão como gerador de energia para as baterias que armazenam a capacidade elétrica. Nestes modelos não é possível conectá-los à tomada, pois o carregamento da bateria é feito pelo motor ou pelas frenagens regenerativas, que conduzem a energia que seria desperdiçada ao frear para as baterias.  

Já em um veículo híbrido plug-in, ele também pode ser plugado em uma tomada, como diz o próprio nome. Esse tipo de conjunto mecânico também utiliza todos os recursos possíveis para recarregar a bateria com o carro em movimento, mas depende de um carregador para atingir seu melhor desempenho elétrico.

Resumindo: Alguns carros híbridos possuem um cabo para recarregar as suas baterias na tomada porque esses são os chamados híbridos plug-in, com a possibilidade de recarregar suas baterias com a corrente elétrica.

Já os híbridos comuns, não contam com esse dispositivo e a sua bateria só se recarrega com a regeneração de energia, quando o carro é freado. Essa é a diferença do híbrido para o híbrido plug-in, mas ambos contam com o motor a combustão e um outro elétrico.

A principal vantagem dos modelos híbridos é o baixo consumo de combustível, principalmente quando utilizados na cidade.

O que é um carro elétrico e como funciona?

O carro elétrico é um modelo movido apenas por eletricidade recarregável. Pode ter um ou mais motores, dependendo da necessidade de autonomia. Sua energia é armazenada em baterias de íons de lítio para o seu funcionamento.

Vantagens

A primeira coisa que vem à nossa mente quando se busca um carro elétrico é a questão da sustentabilidade do planeta. Ou seja, você estará usando um veículo que não agride a natureza, como é o caso dos veículos convencionais.

Ser um automóvel silencioso é outra vantagem que o carro elétrico oferece ao usuário, contribuindo, dessa forma, com uma menor poluição sonora que ocorre em locais com muito trânsito.

Até aqui, já temos duas vantagens extremamente importantes: a ausência da emissão de gases poluentes, que mantém os recursos naturais intactos, preservando o meio ambiente, e a diminuição da poluição sonora, comum no trânsito. Ou seja, são questões relevantes nos dias atuais.

Em relação à manutenção, os carros elétricos são mais em conta ao longo de sua vida útil. Isso porque eles têm menos peças quando comparados aos modelos a combustão. Sendo assim, não necessitam de embreagem, óleo lubrificante, velas de ignição, entre outros componentes que precisam de manutenções frequentes.

Desvantagens

Contudo, existe também o lado negativo nesse tipo de modelo, principalmente quando se fala na situação atual do Brasil. É necessário que haja investimentos essenciais para que os proprietários de veículos elétricos contem com uma boa infraestrutura, o que pode atrasar, e muito, a popularização desses carros no país.

Outra desvantagem que merece atenção é o tempo de recarga. O carro pode levar um pouco mais de tempo para a recarga, geralmente, entre 6 e 12 horas — o que, somado à baixa autonomia, pode ser visto como um problema para os proprietários. Por isso, antes de fazer a escolha, devemos considerar que ele só se locomove se estiver abastecido com energia elétrica. Sabemos, porém, que o nosso país passa com frequência por problemas de fornecimento desse insumo — o que pode afetar o uso dessa alternativa de carro.

Por fim, existe outra questão no uso do carro elétrico que são as baterias que, com o tempo, serão também descartadas. E se não for feito de uma forma organizada e adequada, podem trazer também grandes prejuízos ao meio ambiente.

Como você conferiu neste artigo, existem muitas questões quando confrontamos carro híbrido vs elétrico. Ambos têm suas vantagens e desvantagens. O ideal é que cada um faça sua escolha de acordo com o uso e a frequência que faz de um automóvel.

Newsletter

Open chat
Olá, posso ajudar?